Encontram-se a desenvolver as obras no edifício da Escola Primária de Ribeira de Pena, para instalação da Casa da Cultura-Museu da Escola, e da Casa do Povo de Cerva, para instalação da Casa do Minério-Museu do Volfrâmio. Estes dois museus integram o projecto da Rede de Unidades Museológicas de Ribeira de Pena, representada pelo Município de Ribeira de Pena através do Ecomuseu, que incluem também o Museu do Linho inaugurado em Julho passado. A criação destes três museus tem por objectivo valorizar o património mais vasto da comunidade ribeirapenense. Por um lado a memória associada às escolas primárias, hoje desactivadas; por outro a importância da exploração mineira, de estanho e volfrâmio, em particular nos complexos de Padroselos e São João hoje ao abandono; por outro ainda a tradição do linho, tão importante no seio da comunidade da freguesia de Cerva e Limões.

Museus_obras1

A criação dos três museus é financiada pelo QREN através Programa Operacional Regional do Norte – ON.2, do Eixo II – Valorização Económica e recursos Específicos – PROVERE/AQUANATUR. Esta Operação designada de “Rede de Unidades Museológicas – Ribeira de Pena”, contempla uma série de equipamentos turísticos do concelho com um montante elegível de 2.000.000,00 euros com uma comparticipação de FEDER de 1.600.000,00 euros a qual corresponde uma taxa de cofinancimento de 80%.