Nos dias 21 e 22 de maio, realizou-se a marcha de montanha “Nos Passos de Camilo”, reconstituindo a viagem que Camilo Castelo Branco fez no século XIX, para chegar a Ribeira de Pena.

A caminhada teve duas etapas que ligaram Vilarinho da Samardã a Friúme, perfazendo um total de 38 km marcados por paisagens magníficas. Em Ribeira de Pena, o percurso incluiu a passagem na antiga Estrada Real, a travessia da Ponte Velha da Póvoa e a descida junto à Ribeira de Antrime.

Pelo caminho, os participantes tiveram ainda oportunidade de assistir à recriação do casamento de Camilo Castelo Branco com Joaquina Pereira de França, na Igreja do Divino Salvador e, mais tarde, na Casa de Camilo-Friúme puderam apreciar uma intervenção literária baseada na obra “Ao anoitecer da vida”, que aborda a passagem do escritor por Ribeira de Pena.

Esta atividade insere-se nas comemorações dos 175 anos do casamento de Camilo e Joaquina, em Ribeira de Pena, e foi organizada pelo Grupo de Montanhismo de Vila Real com o apoio do Município de Ribeira de Pena e da Natourtracks.

Fotos