O Ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva, e o Presidente da Câmara Municipal, Rui Vaz Alves, inauguraram, no dia 4 de agosto, a Casa da Cultura – Museu da Escola de Ribeira de Pena.

Este projeto resulta da reconversão da antiga escola primária Adães Bermudes, que foi também sede da delegação escolar, localizada em pleno centro da vila de Salvador. A intervenção representou um investimento público superior a 350 mil euros.

Além do acervo ligado ao património escolar e da informação referente à evolução do ensino primário em Portugal, a Casa da Cultura – Museu da Escola assume também uma função pedagógica, ao disponibilizar aos professores e alunos recursos de apoio ao ensino e aprendizagem.

No seu discurso, o Presidente da Assembleia Municipal, João Noronha, salientou o simbolismo deste edifício centenário, por onde passaram centenas de Ribeirapenenses, que com esta recuperação podem reavivar ainda mais as memórias de infância.

O importante papel que esta escola teve no passado foi também destacado pelo Presidente Rui Vaz Alves, que realçou ainda a polivalência do espaço para acolher a realização de iniciativas de carácter artístico e cultural, sublinhando, o grande investimento que o seu executivo tem efetuado no sentido da democratização da cultura.

Para o Ministro Vieira da Silva, a Casa da Cultura – Museu da Escola permite compreender como o acesso à educação evoluiu ao longo dos tempos, afirmando que, atualmente, o Governo está empenhado na universalização do ensino pré-escolar, dada a sua importância na formação dos mais novos.

A Casa da Cultura – Museu da Escola fica agora aberta ao público, integrada no Ecomuseu de Ribeira de Pena.