Foi inaugurada no dia 29 de junho de 2016 a Casa do Minério – Museu do Volfrâmio, na freguesia de Cerva e Limões, em Ribeira de Pena.
Este museu tem como objetivo principal salvaguardar um importante capítulo da história recente do concelho e o património material e imaterial associado, enquanto vem, simultaneamente, homenagear uma geração de homens e mulheres que sob árduas condições trabalharam na exploração do minério em particular durante o séc. XX.
O Presidente Rui Vaz Alves, no seu discurso, referiu que “a Casa do Minério – Museu do Volfrâmio será um espaço polivalente, que contribuirá para a dinamização turística e cultural da freguesia de Cerva e Limões, constituindo mais um motivo para visitar o concelho”, realçando ainda “o forte investimento que o Município e a Junta de Freguesia têm efetuado na promoção do turismo e na divulgação da riqueza patrimonial, natural e paisagística desta vila”.
Este projeto de reconversão da antiga Casa Povo de Cerva representou um investimento total de 357.078,49€, que envolveu uma comparticipação do Município no valor de 53.561,77€, sendo o montante restante assegurado pelo ON.2 – O Novo Norte Programa Operacional do Norte.
Na cerimónia de inauguração estiveram presentes o Presidente da Câmara, Rui Vaz Alves, o Presidente da Junta de Freguesia de Cerva e Limões, Fernando Lourenço, e o Presidente da Casa do Povo de Cerva, Miguel Rodrigues.