A 16 de março de 2018, dia em que se assinalaram 193 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco, foi inaugurada a exposição “Olhares Camilianos” na Casa de Camilo|Friúme.

Esta exposição vem apresentar ao público um conjunto de obras de arte da autoria de diferentes artistas que representam diferentes perspetivas sobre o escritor, a sua vida em Friúme e os lugares ribeirapenenses que imortalizou na sua obra.

As obras em exposição fazem parte de espólio recentemente incorporado na coleção da casa-museu e que passarão a integrar a sua exposição permanente.

Após a cerimónia de inauguração, foi efetuada uma visita à Igreja de Santo Aleixo de Além Tâmega e ao Museu da Venda Nova, no âmbito do Roteiro Maria Moisés.

Esta iniciativa inseriu-se na Semana Camiliana que decorreu de 12 a 16 de março, em Ribeira de Pena no ano em que se assinalam os 175 anos do nascimento de Rosa, filha de Camilo Castelo Branco e Joaquina Pereira de França.