Em celebração do Dia Internacional dos Museus, o Ecomuseu de Ribeira de Pena promoveu na semana de 15 a 18 de maio de 2018 um conjunto de visitas guiadas e ateliês educativos nos seus núcleos.

No dia 18 de Maio foi organizada uma caminhada entre o Museu da Escola e o Museu da Venda Nova, passando por pontos de interesse histórico do Vale de Ribeira de Pena. Esta caminhada pretendeu assinalar os 110 anos da construção da Escola Primária de Ribeira de Pena e os 100 anos do incêndio no antigo edifício da Câmara Municipal que destruiu todo o seu arquivo.

Esta atividade foi organizada pelo Município de Ribeira de Pena, através do Ecomuseu, e contou com a participação dos Centros de Convívio e o Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena.