No passado dia 18 de maio de 2017 comemorou-se o Dia Internacional dos Museus, este ano sob o tema Museus e Histórias Contestadas: Dizer o Indizível nos Museus.

O Ecomuseu de Ribeira de Pena comemorou este dia com um conjunto de iniciativas ligadas às Comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino de Pena, que incluiu um horário alargado de abertura dos museus e a dinamização de ateliês educativos no Museu da Escola, no Museu da Venda Nova e no Museu do Linho.

Foi também realizada a Caminhada do Foral, que percorreu um conjunto de locais do Vale de Ribeira de Pena intimamente ligados à história do Foral Manuelino.

Esta atividade teve a participação do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena e dos Centros de Convívio de Ribeira de Pena.