Pelos 175 anos do casamento de Camilo e Joaquina, ocorrido na Igreja Matriz de Ribeira de Pena a 18 de Agosto de 1841, a Câmara Municipal de Ribeira de Pena, através do Ecomuseu, em co-organização com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, realizou nos dias 9, 10 e 11 de setembro de 2016 o I Congresso Internacional “Camilo: o homem, o génio e o tempo”, evento que veio dar seguimento ao trabalho já realizado pelos anteriores seminários de “Camilo e Ribeira de Pena” e abrir novas perspetivas de estudos camilianos.

O evento contou com a participação de mais de duas dezenas de conferencistas, que apresentaram trabalhos de temática camiliana nas mais diversas áreas científicas (cultura, literatura, didática, linguística, filosofia e história).

Incluiu a apresentação de duas novas exposições: “Camiliana” de Damião Vellozo Ferreira no Auditório Municipal de Ribeira de Pena e “Camilo e Rosalía de Castro” de Paulo Sá Machado na Casa de Camilo-Friúme. Ambas integram objetos únicos, manuscritos e edições raras.

Destaca-se ainda a apresentação da reedição de “A Primeira Mulher de Camilo”, de Alberto Pimentel, pela editora Orfeu no ano em que se celebram 100 anos da primeira edição. Apoiada pelo Município de Ribeira de Pena, esta edição traz à luz do dia a primeira e única fotografia conhecida de Joaquina Pereira de França, que vem assim complementar o universo iconográfico camiliano.

No âmbito do congresso, o palco do Auditório Municipal acolheu a dramatização da obra de Camilo “Maria Moisés”, pela Filandorra- Teatro do Nordeste com a participação especial de crianças ribeirapenenses.

No domínio das artes plásticas, foi inaugurado o Mural Literário de Camilo Castelo Branco, criado pelo artista Daniel Eime, junto à Biblioteca Municipal.

A iniciativa terminou em ambiente campestre com vista panorâmica para Ribeira de Pena, no parque de merendas da Nossa Senhora da Guia, onde se realizou o V Almoço Camiliano. Ao longo do evento, os congressistas tiveram ainda oportunidade de visitar a Ilha dos Amores, no Rio Tâmega.

O I Congresso Internacional “Camilo: o homem, o génio e o tempo” contou ainda com a colaboração da Casa de Camilo-Museu.Centro de Estudos e com o Grémio Literário Vila-Realense.

Fotos:

Exposição “Camiliana”

Exposição “Camilo e Rosalía de Castro”

Visita à Ilha dos Amores

Apresentação do Livro “A Primeira Mulher de Camilo” de Alberto Pimentel

Teatro “Maria Moisés”

Apresentação do Mural Literário de Daniel Eime

Página oficial do congresso.