Casa de Camilo

Visite já

Casa de Camilo | Friúme

A habitação onde viveu Camilo Castelo Branco aquando da sua permanência em Ribeira de Pena, onde o escritor conheceu os primeiros anos de liberdade e o primeiro casamento, serve hoje de ponto de contacto com a obra camiliana, onde Ribeira de Pena tem presença constante, e com os roteiros camilianos do concelho. Acolhe as exposições permanentes “Camilo e Ribeira de Pena” e “Olhares Camilianos, que introduzem a visita aos aposentos de Camilo e Joaquina, sua primeira esposa. Além de Joaquina Pereira de França e sua família, ao visitante é dada a oportunidade conhecer Rosa, a primeira filha de Camilo.

Neste museu:

Exposição “Camilo e Ribeira de Pena”

Exposição “Olhares Camilianos”

Casa-Museu

Cantinho da Leitura

Roteiros Camilianos


Horário
Terça a Sábado – 9h30-13h00 / 14h30-18h00
Encerra aos Feriados

Tel.: 259 495 021

Localização

Entrada Gratuita



Atividades a decorrer

Apresentação do Livro “Um Avô, Uma História” de M. Mamouros

29/09/2018 | 15 horas

Capa_Livro

 

Valentim, de olhos cativantes, sorriso meigo e sonhos por realizar, lutou contra todas as probabilidades. A sua viagem ao Brasil, tinha vários objetivos, ajudar a sua mãe e provar a todos que com esforço e dedicação tudo se consegue.
Viveu rodeado de amor e carinho, contruiu uma família, realizou sonhos.

Com ascendência em Friúme, M. Mamouros nasceu em Viseu, em 1995. Cresceu entre Viseu, Liége (Bélgica) e Albufeira. Vive com os seus pais e a sua irmã mais nova numa aldeia nos arredores de Viseu. Amante de animais e da natureza.

A apresentação do livro ocorrerá no próximo dia 29 de setembro de 2018, pelas 15h00, na Casa de Camilo em Friúme. A entrada é livre.

 

 

 


 

“Olhares Camilianos”: Exposição

Em exibição

Semana Camiliana_Cartaz

 

Esta exposição vem apresentar ao público um conjunto de obras de arte da autoria de diferentes artistas que representam diferentes perspetivas sobre o escritor, a sua vida em Friúme e os lugares ribeirapenenses que imortalizou na sua obra.

A possibilidade de uma fotografia de Joaquina Pereira de França, primeira mulher de Camilo com quem casou na Igreja Matriz de Ribeira de Pena, é o grande destaque do conjunto que agora se apresenta.

As obras em exposição fazem parte de espólio recentemente incorporado na coleção da casa-museu e que passam a integrar a sua exposição permanente.