Casa de Camilo

Visite já

Casa de Camilo | Friúme

A habitação onde viveu Camilo Castelo Branco aquando da sua permanência em Ribeira de Pena, onde o escritor conheceu os primeiros anos de liberdade e o primeiro casamento, serve hoje de ponto de contacto com a obra camiliana, onde Ribeira de Pena tem presença constante, e com os roteiros camilianos do concelho. Acolhe as exposições permanentes “Camilo e Ribeira de Pena” e “Olhares Camilianos, que introduzem a visita aos aposentos de Camilo e Joaquina, sua primeira esposa. Além de Joaquina Pereira de França e sua família, ao visitante é dada a oportunidade conhecer Rosa, a primeira filha de Camilo.

Neste museu:

Exposição “Camilo e Ribeira de Pena”

Exposição “Olhares Camilianos”

Casa-Museu

Cantinho da Leitura

Roteiros Camilianos


Horário
Terça a Sábado – 9h30-13h00 / 14h30-18h00
Encerra aos Feriados

Tel.: 259 495 021

Localização

Entrada Gratuita



Atividades a decorrer

 

Dia Internacional dos Museus

Museu da Venda Nova
15 a 18 de maio de 2018

DIM.2018_RP

Em celebração do Dia Internacional dos Museus, o Ecomuseu de Ribeira de Pena irá promover na semana de 15 a 18 de maio de 2018 um conjunto de visitas guiadas e ateliês educativos nos seus núcleos.

No dia 18 de Maio será organizada uma caminhada entre o Museu da Escola e o Museu da Venda Nova, passando por pontos de interesse histórico do Vale de Ribeira de Pena. Esta caminhada pretende assinalar os 110 anos da construção da Escola Primária de Ribeira de Pena e os 100 anos do incêndio no antigo edifício da Câmara Municipal que destruiu todo o seu arquivo.

A participação estará sujeita a inscrição gratuita e obrigatória.

 

 

 

 

 

“Olhares Camilianos”: Exposição

Em exibição

Semana Camiliana_Cartaz

 

Esta exposição vem apresentar ao público um conjunto de obras de arte da autoria de diferentes artistas que representam diferentes perspetivas sobre o escritor, a sua vida em Friúme e os lugares ribeirapenenses que imortalizou na sua obra.

A possibilidade de uma fotografia de Joaquina Pereira de França, primeira mulher de Camilo com quem casou na Igreja Matriz de Ribeira de Pena, é o grande destaque do conjunto que agora se apresenta.

As obras em exposição fazem parte de espólio recentemente incorporado na coleção da casa-museu e que passam a integrar a sua exposição permanente.