No ano em que se comemoram os 190 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco, a Casa de Camilo-Friúme recebe a exposição “Passos de Camilo”, que se debruça sobre os locais que Camilo percorreu na sua juventude, em particular nesta região de encontro entre o Minho e Trás-os-Montes. Estes locais deram-lhe espaços e personagens importantes para o que veio a ser uma das obras mais vastas e ricas da Literatura Portuguesa.

O visitante é, assim, convidado a conhecer a juventude de Camilo entre Vila Real, as Terras de Basto e o Porto pelas palavras do próprio escritor, que acompanham as imagens dos espaços camilianos mais marcantes. Especial destaque vai para Ribeira de Pena, onde Camilo conheceu sua primeira esposa, Joaquina, e onde teve a sua primeira filha, Rosa.

Organizada pelo Ecomuseu de Ribeira de Pena em colaboração com o Centro de Estudos Camilianos, esta exposição irá manter-se neste espaço até ao final de Agosto.