Ribeira de Pena e Montalegre acolheram, nos dias 27 e 28 de junho de 2019, o 10º Encontro Anual de Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal.

O Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal integra 38 locais distribuídos por todo o país, entre os quais se destacam o Museu do Volfrâmio de Cerva e o Ecomuseu de Barroso – Centro Interpretativo das Minas da Borralha.

No dia 27os trabalhos decorreram no Auditório Municipal de Ribeira de Pena e iniciaram-se com a presença do Secretário de Estado da Valorização do Interior na Sessão de Abertura, que antecedeu a conferência Pública “Valorização do Interior e Especificidades dos Territórios de Interesse Geológico e Mineiro. Mais tarde e após a apresentação dos novos candidatos a parceiros, os participantes visitaram o Museu do Volfrâmio e o Couto Mineiro de Adoria, na freguesia de Cerva e Limões, onde puderam conhecer as histórias contadas por antigos trabalhadores das minas. O serão foi animado pela famosa Queimada do Padre Fontes.

No dia seguinte, o encontro prosseguiu no Centro Interpretativo das Minas da Borralha, em Montalegre, onde foram discutidas as novas apostas e os novos desafios ligados à valorização do património mineiro e geológico.

A sessão de encerramento contou com a presença do Secretário de Estado da Energia, João Galamba, que teceu algumas considerações sobre a necessidade da extração do lítio.

Este evento organizado pelos Municípios de Ribeira de Pena e de Montalegre, em conjunto com a EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro SA e a Direção Geral de Energia e Geologia, assinalou uma década da criação dos Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal.

 

 Fotos